Há diversas maneiras de anunciar na internet e ter sua empresa bem reconhecida.
Os anúncios podem ser de diferentes formatos e com distintos objetivos a serem alcançados.
Quando se diz respeito a anunciar no Google, seja na aba de busca ou em diferentes sites, há inúmeras vantagens e possibilidades que serão exploradas através do Google Ads.
A seguir, nós, da nProjetos, diremos a você como funciona o tráfego pago no Google e o que é o Google Ads de fato. Continue lendo!
O que é o Google Ads?
Antes de começarmos a falar sobre as diferentes redes de publicidade que o Google disponibiliza, é preciso esclarecer o conceito de Google Ads.
Google Ads é a plataforma de anúncios que o Google oferece para que o seu negócio consiga ser anunciado no site mais visitado do mundo, ou seja, no próprio Google.
É denominado “Rede do Google” todos os lugares onde anúncios do Google Ads podem ser exibidos, incluindo sites do Google, websites de parceiros do Google e outros canais, como aplicativos para celular.
O Google possui duas redes de publicidade: a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.
Essas redes promovem diferentes resultados para, provavelmente, metas distintas.
Antes de anunciar no Google, é preciso adquirir conhecimento para saber do que se trata exatamente cada uma.
A partir disso, você conseguirá, posteriormente, decidir com propriedade e segurança onde o seu empreendimento deve ser anunciado.
O que é a Rede de Pesquisa?
Rede de pesquisa é onde os anúncios de textos são exibidos, tendo as quatro primeiras posições dos resultados de busca do Google como as principais.
Nessa rede, os anúncios são específicos e assertivos para aquilo que o usuário já está procurando.
Essa, inclusive, é uma das super vantagens: o tráfego pago na rede de pesquisa consegue ser muito qualificado.
Vamos fazer a seguinte analogia: você tem uma loja de cosméticos no centro da cidade.
Não é todo mundo que tem interesse no que o seu comércio está oferecendo. Alguns podem olhar e se interessar, outros só ignorar e há aqueles que foram ao centro só para comprar o seu produto.
No entanto, tudo é muito amplo e incerto, você não consegue adivinhar se a pessoa que viu a sua loja se interessa por ela.
Com a rede de pesquisa, é como se você tivesse uma loja de cosméticos situada em um local em que todas as pessoas que a vissem fossem como clientes em potencial.
Quando um indivíduo pesquisa no Google “comprar perfume feminino”, o seu anúncio será mostrado para uma pessoa que já está interessada em aderir o produto.
É como se fosse mais focado para o fim de funil, pessoas em potencial para o momento de compra, e para o meio de funil, indivíduos que já sabem que precisam resolver uma dor, mas estão pesquisando como.
Na rede de pesquisa, você consegue a visibilidade que precisa para vender mais.
O que é Rede de Display?
Rede de display é onde os anúncios, normalmente gráficos (em imagens), são exibidos em outros websites:
O Google tem mais de 2 milhões de sites parceiros para que os anúncios dessa rede sejam exibidos.
Isso é interessante, uma vez que essa rede consegue atingir um total de 90% dos usuários da internet em todo o mundo. No Brasil, esse percentual já aumenta para 95%.
Em relação a estratégias de marketing, pode-se usar a rede de display para, exemplificando, branding e remarketing.
A primeira, resumidamente, serve para que um público passe a reconhecer a sua marca.
A segunda, para impactar novamente clientes em potencial que, por exemplo, quase geraram uma venda para o seu empreendimento.
Essa rede não é ideal para conversão, mas pode acontecer. Ela, na verdade, é ótima para impactar pessoas que estão no começo de funil. Ou seja, que ainda estão descobrindo um problema que precisa ser resolvido, ou decidindo se há, de fato, algum empecilho.
Rede de Pesquisa vs Rede de Display?
A Rede de Pesquisa é considerada uma rede proativa, haja vista que os usuários estão buscando o produto, serviço ou informação. Essa rede é considerada a mais propensa a atrair clientes, isto é, gerar conversões.
Já quando se reflete sobre a Rede de Display, rotulam-a como uma rede reativa, visto que os usuários são interrompidos para que haja a visualização do anúncio em um momento que provavelmente não é o de foco.
Conclusão: qual é a melhor para anunciar?
Tudo vai depender do seu objetivo mais latejante do momento.
Além disso, tudo deve ser medido estrategica e financeiramente, analisando o seu investimento disponível junto com a meta mais proeminente a ser alcançada.
Contudo, tanto a rede de pesquisa quanto a rede de display, podem oferecer resultados significativos, porém diferentes.
A verdade é que as duas se complementam e são igualmente importantes para a empresa.
Afinal, não só seria de grande importância, mas também o ideal que o negócio consiga chamar a atenção de todos os usuários, mesmo que eles estivessem em momento divergentes de compra.
nProjetos
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