Todo empreendedor compreende a importância da publicidade e propaganda para os seus negócios. Sem a divulgação de seus produtos e serviços, não só o alcance de seu público-alvo seria baixo como também suas vendas. E, para este conjunto de ferramentas que divulgam o seu negócio, nós damos o nome de marketing.
Assim, o marketing, para alcançar seus objetivos de maneira precisa, está constantemente se especializando em conjunto ao advento de novas tecnologias, se atualizando às novas tendências de mercado e visando o seu alcance mais efetivo.
Dessa forma, acompanhando o surgimento da internet nos anos de 1960, um novo tipo de marketing surge no campo da publicidade: o marketing digital. A existência desta nova ramificação, portanto, pressupõe a existência de um tipo original, que chamamos de marketing tradicional.
Mas você sabe qual a diferença entre esses dois?
De uma forma resumida, o marketing tradicional diz respeito ao trabalho de divulgação por meios de comunicação clássicos que vieram antes da internet. Aqui estamos falando da mídia impressa, como jornais e revistas, além do rádio e, mais tarde, da televisão.
Já o marketing digital, que passou a crescer de forma mais consistente após a década de 1990 junto ao acesso da população à internet, trabalha através dos mecanismos da web. Isto é, em sua grande parte, nos sites de busca e nas redes sociais.
A diferença destes dois, contudo, não está apenas em seus meios de divulgação. O marketing enquanto tradicional possui uma abordagem mais direta, e isto influencia em diferentes etapas do processo de divulgação. O marketing digital, por outro lado, pode ser considerado menos intrusivo em alguns aspectos.
Assim, podemos listar em 5 partes do processo de divulgação as principais diferenças entre estes dois tipos de marketing. São eles:
Alcance das ações
No marketing tradicional, o alcance de suas divulgações está limitado a um número que é determinado pelo canal de comunicação utilizado. Se foi pela TV, por exemplo, está sujeito ao número de espectadores daquele programa ou canal - e não necessariamente estamos falando de quem está assistindo ao vivo.
Já no marketing digital, esse alcance pode ser muito maior - isto porque não há limitações físicas ou temporais, como o caso dos jornais, rádios e afins. Um anúncio digital pode ficar disponível por tempo indeterminado e pode ser liberado para todos os níveis de acesso - desde todo seu bairro até o mundo todo.
Público-alvo
Ainda que exista uma segmentação de público no marketing tradicional, que pode ser definida pelo meio de divulgação utilizado, além de seu horário e outras particularidades, a segmentação do marketing digital consegue ser muito mais específica. Isto acontece pela maior disponibilidade de ferramentas encontradas no meio digital, que permitem não só o maior alcance, como também o alcance mais direto e específico.
Mensuração dos resultados
Faz parte essencial do processo de divulgação a capacidade de mensurar o resultado de seus investimentos, como forma de avaliar sua efetividade e pensar em meios mais especializados para alcançar o que se deseja. Assim, o marketing tradicional é capaz de se utilizar de diferentes recursos para mensurar seus resultados, como a audiência de um programa ou a tiragem de uma revista. Contudo, estes meios são extremamente rasos quando comparados às novas ferramentas tecnológicas de pesquisa e mensuração.
Ferramentas como Google Analytics e Facebook Insights são capazes não só de obter de forma mais rápida e eficaz o número de seus alcances, como também analisar as impressões dos usuários diante daquele anúncio. Número de cliques, tempo no site, buscas dentro do site e afins são algumas das especificidades que o meio digital permite analisar para mensuração de resultados.
Valor do investimento
Como já comentado, o marketing tradicional está sujeito às limitações físicas de seus meios de divulgação. Esta limitação também reflete-se no custo do investimento, já que torna-se necessário investir no material, na mão-de-obra e no serviço - isso se não houver outros meios necessários.
Já no marketing digital, existem diferentes níveis de investimento que podem aumentar à medida do crescimento orçamentário. Há possibilidades desde uma divulgação mais simples por um meio mais barato ou até gratuito, como uma divulgação através da ferramenta reels do Instagram, como também um alto investimento para que seu anúncio apareça sempre no topo de algum site ou rede social.
Relacionamento com o cliente
Por fim e não menos importante, o marketing digital possui diferentes meios para trabalhar o relacionamento com o cliente, de forma que este vai variar segundo a plataforma utilizada, o tipo de serviço ou produto vendido e etc. Já no marketing tradicional, as possibilidades mais uma vez se limitam, levando a criação de centrais de atendimento, que consomem tempo e altos investimentos.
De forma geral, o marketing digital é uma tipo de marketing que está muito mais atualizado e alinhado às novas tendências do mercado, que caminha todos os dias para novidades tecnológicas mais práticas e eficazes, que desprezam as limitações físicas, gastam menos tempo e, em sua maioria, são mais baratas.
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