Estar em uma rede social vai muito além de apenas fazer uma postagem. É preciso planejamento.
Se você faz publicações, mas não consegue enxergar um bom resultado, é possível que você esteja perdendo tempo e dinheiro.
Para não se frustrar, é preciso gerar uma estratégia que converse com o seu público, repleto de planos, análises, conteúdos de qualidade e frequência.
Vem com a gente entender um pouco mais sobre engajamento nas redes sociais.
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Mas afinal, o que significa engajamento nas mídias sociais?
Você já parou para pensar que passa grande parte do seu dia com alguma mídia social aberta? Seja pelo computador ou pelo celular, gastamos boa parte do nosso tempo rodando por essas redes.
Em algum momento você já se deparou com a palavra engajamento. Ela se popularizou e ganhou força na web nos últimos anos.
Mas o que é engajar? Literalmente, é o ato de participar de algo.
De forma técnica, estar engajado é estar interagindo com alguma coisa. O exemplo mais comum é quando realizamos um post no Instagram e ele tem uma boa recepção, gerando curtidas, comentários e compartilhamentos. Esse post alcançou um alto nível de engajamento.
Qual é a importância do engajamento
Enquanto você está lendo esse conteúdo, milhões de pessoas estão online, navegando pelas redes sociais.
Pensando em um âmbito institucional, isso é ótimo. Investindo nas suas plataformas, você pode atrair a atenção dessas pessoas ao seu negócio.
Em uma pesquisa recente foi constatado que temos mais de 2,300 bilhões de usuários ativos nas redes sociais.
Um dos seus objetivos é aumentar a popularidade da sua marca, suponho. O engajamento serve para impulsionar e expandir o nome do seu negócio, assim conquistando novas aderências.
Resumidamente, o engajamento é a maneira como o público se conecta e interage. Quando bem aderido, os aderentes passam a ser embaixadores dos seus serviços e produtos.
É importante ter em mente que só possuir uma conta e realizar postagens não irá trazer resultados satisfatórios. A constância, qualidade e interação com o seu público devem ser levados muito em conta.
Dicas para melhorar o seu engajamento
Aumentar o engajamento nas mídias sociais parece simples, mas é preciso ter cautela para não cometer erros muito comuns.
Listamos 7 dicas para você começar com o pé direito.
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Quantidade não é tudo. Você precisa de um público engajado, e não necessariamente de um público grande. Preze pela qualidade.
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Conheça bem o seu público. Estudar e definir seu público é um dos primeiros passos a serem tomados. Afinal, como se comunicar com o desconhecido? Faça uma pesquisa para definir sua persona.
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Faça conteúdos relevantes. Lembrando que a qualidade de uma postagem é o primeiro ponto a se avaliar. Antes de planejar um tema, pense “Esse conteúdo é relevante?” E sempre revise antes de publicar, e se possível, peça para outra pessoa revisar também.
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Tenha um calendário. Planeje suas ações com antecedência. Pegue um dia, sente com calma, avalie os dias do mês, os melhores horários para postar e quais conteúdos irão para cada rede social. Por exemplo, o LinkedIn é uma rede mais formal do que o Instagram, será que vale a pena manter a mesma comunicação para os dois? Faça uma planilha e siga uma ordem.
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Tenha uma boa comunicação visual. Invista em designs atrativos, que conversem com a sua comunicação. Combine imagens com textos e esteja atento as tendências das redes.
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Incentive seu público a interagir com você. Existem inúmeras maneiras de chamar seu público para uma interação. Abra uma caixinha de perguntas, faça uma enquete, ou sempre deixe uma pergunta ao final de cada postagem. Pense nisso.
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Tenha constância. Não deixe seu público sem notícias suas. Afinal, ninguém gosta de ser deixado sem resposta no whatsapp, não é? Ou seja, mantenha o planejamento do seu calendário e esteja sempre presente.
O engajamento indica se suas ações estão ou não sendo eficientes na tarefa de se comunicar com o seu consumidor.
A estratégia é sempre o melhor caminho. Afinal, o engajamento gera alcance e você não quer perder a chance de estar cada vez mais perto do topo das escolhas dos usuários, não é mesmo?