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Redes sociais: ganhe o mundo de like em like

Publicado em: 04/04/2019 Autor/fonte: Kátia Appolinário
Redes sociais: ganhe o mundo de like em like

A evolução tecnológica nos proporcionou uma realidade que há vinte anos jamais seria possível de se imaginar. Hoje, vivemos a era das mídias digitais, temos fácil acesso à informação, podemos estabelecer conexões com outras pessoas e até mesmo trabalhamos de forma remota. Os dados não nos deixam mentir: segundo um levantamento de dados realizado pela Brand Watch, em novembro de 2018, a população mundial era de 7,6 bilhões e dentre estes 4,2 bilhões já eram usuários da internet. Diante desta realidade conectada, a internet fortaleceu-se como um espaço em potencial para a divulgação de empreendimentos de todas as naturezas, prova disso é o crescimento do uso das redes sociais como uma ferramenta de marketing digital. Quer se aprofundar neste universo? Continue lendo este artigo! 

 

Redes sociais: o carro-chefe do empreendedorismo no século XXI

Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin… são inúmeras as redes sociais disponíveis para o nosso uso. Mas como essas ferramentas podem impulsionar o crescimento da sua empresa? De muitas maneiras: aproximando você do consumidor final, fortalecendo a sua marca e assim, conquistando visibilidade para a mesma. Além disso, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para que você compreenda melhor o que o seu público-alvo busca, e se você for capaz de decodificar as necessidades deste público, com certeza você estará um passo à frente dos seus concorrentes. Mas é claro, para isso, é preciso saber trabalhar os pontos mais fortes do seu empreendimento em cada um desses canais de comunicação. 

 

Para que você entenda, cada rede social pode valorizar aspectos diferentes. Por exemplo, no Instagram o apelo visual é muito forte, e por isso é ideal para quem trabalha com produtos que, da mesma forma, demandam certa valorização visual. O Facebook, por outro lado, é uma rede que comporta links, conteúdo textual e muitos outros tipos de mídia, então é indicado para empreendimentos que buscam estabelecer um dialogo com o cliente. O Facebook também mostra-se mais eficiente para atingir pessoas de idade mais elevada. Mas lembre-se, de nada adianta possuir seguidores se não houver uma interação com eles. Portanto, sempre que possível tire-os de sua zona de conforto e aguce a curiosidade do seu público-alvo para que os mesmos procurem saber mais sobre o seu produto - e claro, não se esqueça de respondê-los!

 

 Mas como as diferentes áreas do mercado podem utilizar as redes sociais para atingir diferentes públicos, com diferentes objetivos? Nós te mostraremos a seguir! 

 

Redes sociais para a área da saúde

O que um paciente busca em um profissional da saúde? A sensação de segurança e confiabilidade. Pois então, se você é um profissional da área médica, construa essa relação com o seu cliente. De que forma? Produzindo um conteúdo informativo de relevância que demonstre o seu conhecimento sólido sobre a sua área de atuação. Interaja com os usuários que acompanham as suas redes sociais, esclareça as dúvidas, e assim, consolide a sua imagem de especialista. Além do uso do Facebook ou Instagram, redirecionar os usuários para um blog com conteúdo mais completo pode ser muito interessante e também demonstra profissionalismo. 

 

Redes sociais para área jurídica

O trabalho de mídias sociais para área jurídica é delicado e exige uma série de cuidados. Isso porque, de acordo com o Código de Ética e Disciplina, advogados podem divulgar os seus trabalhos por meio do uso de marketing, contudo, apenas com caráter informativo e não atrelado a interesses comerciais, ou seja, apenas com o intuito de levar a informação até o público. “Mas então, como vender o peixe sem vender o peixe?” É simples! Mostrando como você pesca bem! Conquiste o seu público de forma intelectual, leve até ele informações de forma compreensível, genuínas e que possuam real relevância para o seu cotidiano. Da mesma forma, alimentar um portal com artigos relacionados à sua área de atuação podem fazer toda a diferença.

 

Redes sociais para o ramo alimentício

Aqui o intuito é simples e objetivo: deixe o seu público com água na boca! Como? Uma boa dica é usar e abusar dos recursos visuais: fotos e vídeos bem produzidos - e porque não postados bem na "hora da fome", em que o nosso cérebro já está pensando no almoço?-.  Mas além do apelo visual, fidelizar o cliente também é importante para quem lida com o ramo alimentício. Busque por interação, apresente o seu cardápio de forma criativa,  e planeje promoções especiais para os seus clientes. Prove este universo e depois compartilhe conosco como foi a sua experiência!

 

Redes sociais para {INSIRA AQUI A SUA ÁREA DE ATUAÇÃO}

A criatividade é tudo e pode ser um diferencial imensurável para a sua atuação nas redes sociais. Contudo, é preciso ter em mente que independentemente de qual seja a sua área, coloque-se no lugar do seu cliente, olhe para o seu negócio com os olhos do consumidor e questione-se: “como cliente, o que eu busco em um negócio?" Qualidade? Assistência? Valores acessíveis? Ao decodificar este enigma, você terá desbravado o caminho das pedras, e o próximo passo será planejar-se para lidar com a demanda crescente de clientes. 

 

“Quanto mais eu postar, mais rápido eu vou ganhar visibilidade”

Parabéns, seu pensamento está absolutamente EQUIVOCADO. Sabemos que as redes sociais possuem um algorítmo que filtra as postagens, e assim apenas uma pequena porcentagem das publicações dos perfis que seguimos de fato aparecem para nós no feed de notícias. Porém não é bombardeando os seus seguidores com conteúdos vazios, sem nenhum planejamento ou relevância que você irá driblar esse algorítmo e dominará o mundo. O segredo é a interação! Ademais, existem dias e horários estratégicos para que as postagens apresentem melhores resultados. Para não errar, fique atento aos gráficos de visibilidade e engajamento, caso contrário você estará indo do nada para lugar nenhum. Além das dicas deste artigo, há ferramentas específicas que podem tornar o seu trabalho com redes sociais muito mais práticos e eficientes, mas isso já é assunto para um próximo post!

 

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A NProjetos é líder na criação de sites e no desenvolvimento de estratégias de marketing digital para empresas de todos os segmentos e sabe exatamente o que o seu empreendimento precisa ter para atrair cada vez mais clientes e alcançar o sucesso. Quer saber como crescer? Conheça nossos serviços, invista em sua marca e ganhe o mundo! 

 

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