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Não caia no spam: entenda e invista em e-mail marketing

Publicado em: 12/06/2019 Autor/fonte: Kátia Appolinário
Não caia no spam: entenda e invista em e-mail marketing

Você já foi surpreendido por um e-mail inesperado na sua caixa de entrada? Por coincidência, esse e-mail pareceu lhe servir como uma luva? Caso a sua resposta tenha sido 'SIM' isso quer dizer que você foi atingido por uma fortíssima estratégia de marketing digital: o envio de e-mail marketing. Essa é uma ferramenta utilizada por empresas de todos os portes para causar a sensação de necessidade em novos clientes, e ao mesmo tempo, pode ser muito eficiente quando empregada também como uma etapa do pós-venda. O artigo desta semana é para você, empreendedor, que busca conhecer mais sobre esta ferramenta para aplicá-la ao seu negócio, ou mesmo para você, destinatário,  que não tem ideia de como esses e-mails chegam até a sua caixa de entrada.

 

Entendendo a estratégia

 

Por onde começar

Como toda e qualquer ação publicitária, o disparo de e-mail marketing exige um planejamento. Antes de mais nada estabeleça quais serão os seus objetivos com as mensagens que você irá enviar: prospectar novos clientes ou nutrir os clientes que você já possui? Em seguida, estude, faça testes de disparos, e caso julgue necessário, componha listas segmentadas. Isso permitirá que você estabeleça uma comunicação mais personalizada com cada um dos diferentes públicos que você pretende dialogar.

 

“Nossa, mas e-mail? Ninguém mais usa e-mail”

É aí que você se engana. Segundo um levantamento realizado pela Rock Content, 95,9% dos usuários checam suas caixas de entrada diariamente. Dentre esses, 78,4% gostam de receber newsletters. Ou seja, destinatário e remetente podem se satisfazer neste processo de comunicação objetivo e eficiente. 

 

“Mas como captar e-mails sem ser inconveniente?”

Há inúmeras formas de compor uma lista de e-mail marketing. A maioria das empresas realiza essa captação através de assinaturas de newsletters, cadastro de clientes no site, ou mesmo preenchimento de formulários em landing pages. Há quem aposte também na compra de mailings, contudo, a não ser que você saiba a procedência desta lista, bem como o perfil dos destinatários, nós não te aconselhamos a optar por este recurso.

 

E-mail marketing na prática: saiba como trabalhar

 

Se você chegou até aqui, você deve estar se perguntando de que forma a sua empresa pode ser beneficiada por meio deste recurso. Por isso, nós da NProjetos também selecionamos os três principais motivos pelos quais você deve investir em e-mail marketing. Vamos lá!

 

1. Mostre os diferenciais da sua empresa

Se você quer investir em e-mail marketing, você precisa ser assertivo e oferecer aos destinatários exatamente o que eles desejam encontrar em sua caixa de entrada. Por isso, é importante que você ofereça um conteúdo atrativo e vantajoso ao seu público-alvo. Caso o conteúdo não seja atrativo, as chances deste destinatário marcar os seus e-mails como spam é muito grande. Uma dica para não errar é apostar na segmentação das listas de envio.

 

2. Aproxime-se dos seus clientes

Uma boa forma de manter contato com os seus clientes é através o envio de e-mail marketing. Mostre-se atento e preocupado com a satisfação do cliente em relação aos serviços que a sua empresa oferece, e de acordo com os feedbacks que você receber. faça as alterações necessárias. Isso será ótimo para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes.

 

3. Aumente o valor do ticket médio

Mostre aos seus clientes os produtos que você oferece, bem como as principais novidades da sua empresa. Além de ser um conteúdo de interesse, e-mails com esta finalidade podem contribuir para o aumento do ticket médio da sua empresa!

 

Para finalizar... DICA DE OURO NP

Imagine que quem está recebendo este e-mail é você mesmo. O que gostaria de ler? Como gostaria de ser tratado? O que te esta mensagem deve conter para que você não a envie diretamente para a lixeira da próxima vez que receber uma mensagem do mesmo remetente? Um bom e-mail marketing é aquele que parece que chegou para o destinatário no momento em que ele mais necessitava daquele produto ou serviço. 

 

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