nProjetos Criacao de Sites - Hospedagem de e-mail: O que é e qual sua importância?
Carregando

Hospedagem de e-mail: O que é e qual sua importância?

Publicado em: 02/08/2022 Autor/fonte: nProjetos
Hospedagem de e-mail: O que é e qual sua importância?

Termos como “hospedagem” e suas modalidades e opções podem ocasionar diversas dúvidas, haja vista que em sua descrição são utilizadas muitas expressões técnicas que podem dificultar a compreensão do público. Pensando nisso, a NProjetos desenvolveu este artigo que elucidará todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vem conferir!

 

O que é hospedagem?

 

A fim de entender melhor oque se trata a hospedagem de e-mail, é necessário primeiramente entender o que significa a hospedagem. 

A hospedagem é um ambiente virtual que desempenha a função de armazenamento de todos os arquivos de um site ou e-mail  que ficam acessíveis on-line. Portanto, pode-se dizer que a hospedagem garante o correto funcionamento do e-mail ou site contratados, sendo seu uso indispensável.

A hospedagem é locada por empresas especializadas que disponibilizam esse serviço, sendo também denominadas como provedores de hospedagem. Existem inúmeras empresas que providenciam estes produtos, assim, é imprescindível atentar-se a sua qualidade, uma vez que a hospedagem é essencial para o bom funcionamento do site ou e-mail.

Em termos gerais, hospedagens de qualidade garantem com que a maior quantidade de arquivos de e-mail ou do site permaneçam em produção durante um período temporal maior.

Atualmente, os tipos mais comuns de hospedagem de e-mail subdividem-se em hospedagem gratuita; hospedagem compartilhada; hospedagem VPS; Colocation; servidor dedicado; e hospedagem cloud.

Dentre essas opções, a hospedagem em nuvem ou hospedagem cloud vem ganhando enorme destaque nos últimos anos, isso porque é uma opção versátil e de qualidade para as empresas, desempenhando sua função precisamente.

 

O que é hospedagem de e-mail em nuvem?

 

A hospedagem de e-mail em nuvem, também conhecida como Hospedagem Cloud é a evolução do servidor virtual, porque permite com que os arquivos migrem para outro servidor caso o utilizado esteja apresentando falhas. Assim, por ser mantida por diversos servidores, é possível a manutenção de algum deles sem que seus dados fiquem “fora do ar”.

Além disso, detém características de flexibilidade e dinamização em relação às necessidades de hospedagem, o que permite com que seja utilizada por empresas com necessidades e desejos diferentes. 

Nesse sentido, ao contrário de outros modelos de hospedagem, neste tipo de hospedagem os limites quanto ao uso dos serviços, recursos e sua eventual ampliação variam de acordo com a demanda, não detendo um limite prévio definido em plano. Isso, porque seu pagamento varia conforme o uso, ou seja, você paga apenas pelo o que consumir. E tudo isso com economia!

 

A hospedagem de e-mail em nuvem oferece inúmeras vantagens, como já expresso, e ainda assim consiste em uma das opções mais econômicas em relação as demais, sendo atualmente uma das melhores opções do mercado.

 

Qual a importância de hospedar e-mails em nuvem?

 

Os e-mails constituem uma das principais formas de comunicações internas em empresas, em muitos casos, inclusive, os dados contidos nestas mensagens precisam ser revisitados posteriormente. 

Nesse sentido, é importante o serviço de e-mails apresente rapidez na entrega de mensagens, bem como qualidade, eficiência no armazenamento de dados, visando o bom funcionamento de um negócio.

Pensando nisso, a tecnologia de hospedagem de e-mails surgiu para proteger e aperfeiçoar a comunicação entre as empresas.

A utilização de tecnologia de computação cloud em hospedagem de e-mails apresenta diversas vantagens, tais como economia, segurança e estabilidade. Vejamos:

Muitas empresas possuem sistemas de e-mails próprios, com servidores internos e integração com outros aplicativos e recursos. Muito embora isso seja extremamente funcional, por vezes a manutenção desses sistemas é mais dispendiosa, uma vez que consome recursos da empresa e muito tempo dos funcionários de TI. 

Para essas empresas, a aquisição da computação em cloud traz muita economia em inúmeras áreas:

  • Consumo de energia: não é necessário manter uma infraestrutura ligada e refrigerada a todo tempo, estima-se que o gasto energético diminui em até 87%;Infraestrutura: não é necessário adquirir hardwares, softwares, licenças, entre outros, tampouco mantê-los. A única ferramenta necessária para o consumidor é a internet;

 

  • Mão-de-obra: por todo o exposto, a equipe de TI não precisa mais preocupar-se com manutenções, configurações e suporte de hardware. Ademais, as atualizações de segurança ficam a encargo da empresa contratada e não de sua equipe técnica. Assim, os funcionários de TI podem ocupar-se de outros encargos, aumentando sua produtividade;

 

  • Recursos: sendo o servidor on-line, caso haja necessidade de ampliação em qualquer tipo de recurso, basta aumentar essas funcionalidades na infraestrutura em nuvem, da mesma maneira é possível diminuir. Por fim, a contratação da hospedagem de e-mails em nuvem também amplia a segurança e funcionalidade do sistema.

 

 

 

 

Porque manter a hospedagem de e-mails e do site separados?

 

Os sistemas de e-mail e de site possuem características muito diferentes, assim, para garantir que ambas as hospedagens funcionem da maneira mais eficiente possível, é ideal utilizar-se de ambientes virtuais diferentes para cada uma. Isso garante melhor performance e segurança no serviço.

Além do mais as configurações podem ser personalizadas para extrair-se o máximo possível de cada sistema; a manutenção dos serviços torna-se mais organizada e simples; medidas de proteção dedados, portanto, são mais efetivas, uma vez que consideram as peculiaridades de cada infraestrutura; as atualizações também ocorrem com maior agilidade; e caso haja falha de um serviço ela não impacta o outro.

O investimento nessas tecnologias é essencial para empresas que buscam aperfeiçoamento e competitividade, por isso é ideal que sejam aplicadas de maneira estratégica, para que os objetivos visados sejam alcançados. Nesse caso, portanto, a melhor opção é manter os serviços de hospedagem de e-mails e site separados. 

 

nProjetos 

 

Se interessou pelo conteúdo?

A nProjetos é uma empresa voltada para o desenvolvimento de soluções digitais, o que abrange a criação de sites. Pensando em oferecer um serviço de qualidade para o cliente, temos uma parceria com a empresa AWS, empresa do Grupo AMAZON que detém expertise do mercado, oferece o melhor serviço em hospedagem de sites. Contratando este serviço, também oferecemos um adicional de hospedagem de e-mails.

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelos números (11) 94594-8808 

nProjetos Performance, seu crescimento começa com um clique!

Blog E-mail Marketing E-mails Corporativos Facebook Ads Google Ads Hospedagem de E-mails Loja Virtual Marketing de Conteúdo Marketing Digital Redes Sociais SEO Sites
Últimos Posts
Posts Anteriores
  • Janeiro / 2024 - 1 post
  • Dezembro / 2023 - 1 post
  • Novembro / 2023 - 1 post
  • Outubro / 2023 - 1 post
  • Setembro / 2023 - 1 post
  • Agosto / 2023 - 1 post
  • Junho / 2023 - 1 post
  • Maio / 2023 - 1 post
  • Abril / 2023 - 1 post
  • Março / 2023 - 1 post
  • Fevereiro / 2023 - 1 post
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Dezembro / 2022 - 1 post
  • Novembro / 2022 - 1 post
  • Agosto / 2022 - 1 post
  • Junho / 2022 - 6 posts
  • Maio / 2022 - 2 posts
  • Novembro / 2021 - 4 posts
  • Outubro / 2021 - 6 posts
  • Setembro / 2021 - 1 post
  • Agosto / 2021 - 3 posts
  • Julho / 2021 - 5 posts
  • Junho / 2021 - 4 posts
  • Maio / 2021 - 2 posts
  • Abril / 2021 - 4 posts
  • Março / 2021 - 2 posts