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Como usar a psicologia das cores no marketing da sua empresa

Publicado em: 09/08/2019
Como usar a psicologia das cores no marketing da sua empresa

A psicologia das cores nos permite influenciar emoções, sensações e até mesmo as ações das pessoas. Agora imagine o efeito que a psicologia das cores pode ter quando aplicada às ações de marketing da sua empresa! Hoje falaremos desta estratégia aplicada ao marketing digital, bem como sobre o poder de cada cor para que você saiba como trabalhar isto como uma ferramenta a favor da sua marca. 

 


A importância das cores no marketing

Você sabia que cerca de 93% dos consumidores dão atenção especial à identidade visual da marca? Já foi comprovado que as cores de um produto podem contribuir no processo de compra. Segundo uma pesquisa realizada pela equipe do Neil Patel, a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico. Por isso, trabalhar as cores tanto na identidade visual da sua empresa quanto na embalagem dos produtos é tão importante. Afinal, sabemos que a decisão de compra é algo inconsciente, mas se podemos dar uma ajudinha, porque não, não é mesmo?

Mas por onde começar? Antes de mais nada é preciso que você defina que efeito você deseja causar no seu público-alvo. Posteriormente você precisará entender qual a influência de cada cor no psicológico humano. 

 

Desvendando cada cor

Sabemos que as maiores marcas fazem uso das cores para exercer influência sobre o cliente em potencial. Como por exemplo, a combinação do McDonald´s
vermelha e amarela. A seguir, há um mais profundo significado do que cada cor por representar, o que é super usável no marketing. O vermelho pode passar diversas impressões, entre elas: fúria, desejo, violência, excitação, energia, amor, paixão, guerra, violência e força. No marketing, essa é uma das cores mais utilizadas no ramo alimentício, uma vez é uma cor que suscita a sensação de intensidade e estimula a ação.

 

O amarelo, por sua vez, pode transmitir a noção de sabedoria, alegria, otimismo e conhecimento, sensações parecidas com as que a cor  laranja pode despertar - equilíbrio, entusiasmo, calor, humor, extravagância e expansão-. Essas são cores amplamente utilizadas em anúncios e campanhas, uma vez que tem a capacidade de despertar o interesse no cliente em potencial. 

 

A cor verde pode trazer calma, imutabilidade, sorte e cura. No entanto ela também pode transmitir ciúme, imaturidade, inveja e destruição, por exemplo. Na realidade, tudo depende muito do contexto em que cor está sendo usada. O azul pode passa fé, tranquilidade, paz, lealdade, espiritualidade, confiança. Contudo, conservadorismo, frio, depressão também podem ser transmitidos.

 

Ao refletir sobre a cor roxa, ela demonstra realeza, cerimônia, conhecimento, nobreza, erotismo, intimidade, poder como também arrogância, crueldade e um ar misterioso. A cor marrom, no entanto, oferece impressões relacionadas ao conforto, resistência, excitação, materialismo e simplicidade. Já o preto, impõe mistério, riqueza, elegância, sofisticação. É muito interessante usá-lo em escritórios de advocacia, por exemplo, uma vez que também pode passar formalidade e poder. Agora, quando se trata do branco, essa cor é capaz de transmitir paz, limpeza, tranquilidade, respeito, pureza, proteção. Não é à toa que ela é identificada como a cor dos médicos, enfermeiros e funções hospitalares de forma geral.

 

Após todas essas dicas, escolher a cor ideal para a sua estratégia de marketing ficará muito mais fácil. Quer saber mais dicas de como tornar sua marca mais atrativa para seus clientes? Entre em contato com a NProjetos.

 

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