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As redes sociais no mundo empresarial

Publicado em: 02/05/2019
As redes sociais no mundo empresarial

O avanço da tecnologia e o maior acesso aos novos meios de comunicação tem colocado em destaque o papel das redes sociais para o sucesso de um negócio. Atualmente, é possível perceber que as empresas e suas estratégias de marketing empresarial estão cada vez mais voltadas para esses ambientes. Na era do mundo virtual, é preciso ser um empreendedor inteligente. Afinal, com um vasto campo de incidência, as redes sociais podem proporcionar resultados ainda mais satisfatórios do que o marketing convencional. Pensando nisso, trouxemos um conteúdo para que você compreenda o papel das redes sociais no seu negócio e, com isso, consiga alavancar o seu sucesso de uma vez por todas. Preparado para absorver mais conhecimento? Então, acompanhe!

 

O brasileiro e as redes sociais

Vamos iniciar o post de hoje fazendo um breve panorama de como tem sido o uso das redes sociais no Brasil. Afinal, é preciso conhecer a dimensão e o alcance que uma campanha publicitária veiculada nesses meios pode alcançar. Os brasileiros sempre tiveram uma forte interação com o mundo virtual. Desde o surgimento do Orkut até o crescimento do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, estamos presentes na rede, buscando interação, entretenimento e conhecimento. Essa poderosa ferramenta de comunicação já se tornou tão importante que não é raro encontrarmos páginas de empresas, celebridades, figuras religiosas, políticos até mesmo o Judiciário, Executivo e Legislativo de nosso país.E os números são realmente animadores! O Brasil é o país que mais faz uso de redes sociais na América Latina! Pode ser surpreendente, mas a nossa média de uso é quase 60% maior que o resto do mundo, totalizando expressivas 650 horas por mês. Ou seja, estamos falando de um campo em que a audiência é garantida. No atual cenário, deixar seu negócio fora das redes sociais representa estar em desvantagem em relação à sua concorrência. Pois é nesses espaços que o seu consumidor em potencial passa boa parte do dia.

 

O papel das redes sociais na formação da imagem das empresas

Como empreendedor, você deve ter percebido que vivenciamos uma época de muita competitividade no mercado. Conquistar a preferência de um cliente não é uma tarefa simples e exige ações inteligentes e estratégicas. Aliás, o marketing evoluiu bastante para atender a essas novas exigências. Hoje, há uma forte tendência de se explorar e fortalecer a marca, buscando a empatia e afinidade do público, sendo que as redes sociais são o meio mais rápido e fácil de se encurtar distâncias. No que diz respeito à imagem do negócio, não restam dúvidas de que sua presença nesses ambientes é essencial para fortalecer o vínculo com sua clientela e conquistar novos clientes. Ademais, isso contribui para a transmissão de uma ideia de negócio moderno e com credibilidade.

No entanto, esse é um meio que evolui rapidamente e não basta estar na rede, é preciso produzir conteúdo relevante e com poder de engajamento. Ou seja, sua empresa não deve apenas usar as redes sociais para garantir uma boa reputação, ela deve saber utilizá-las. O cliente vê nas redes sociais uma forma de contato mais direto e transparente com a empresa e forma sua opinião com base nas publicações e comentários de outros usuários. Imagine o quanto uma campanha mal planejada, um post inadequado e até um comentário pode ser prejudicial ao seu negócio. Ou seja, o uso do meio virtual pode ser bom, porém também pode ser prejudicial para imagem do negócio, quando utilizado de maneira incorreta. Assim sendo, se sua empresa já é figura presente nas redes sociais ou estuda tal possibilidade, lembre-se de cuidar da imagem que você quer passar e ter uma estratégia de marketing bem definida. Fazendo isso, suas chances de sucesso são maiores.

 

As redes sociais em uma estratégia de marketing

Como você percebeu, as redes sociais são um dos melhores meios de comunicação da atualidade. Como não poderia ser diferente, especialistas em marketing digital já perceberam todo o potencial a ser explorado nesse meio:

  • Custo mais barato de publicidade;
  • Ampliação do campo de incidência das campanhas;
  • Maior interação e proximidade com a clientela;
  • Rapidez e eficácia na propagação das ações;
  • Facilidade de manuseio.

 

Com a mudança de comportamento e preferências do consumidor, a publicidade aplicada a esses espaços ganha cada dia mais força, principalmente diante de tantas vantagens e possibilidades a serem exploradas.  O investimento em internet é uma realidade desse novo modelo de divulgação empresarial, deixando de ser uma aposta para se tornar uma exigência de mercado para quem busca melhor colocação e visibilidade entre os consumidores. Obviamente, toda a estratégia de marketing de um empreendimento não pode ser pautada apenas em redes sociais — até porque, ainda existe uma parcela da população que não tem acesso à internet e às redes sociais. No entanto, é preciso investir nesse tipo de publicidade para que seu negócio não se torne obsoleto e pouco competitivo. Assim sendo, tenha uma estratégia que abarque os meios convencionais, como panfletagem, cartazes, rádio e televisão e, claro, procure ajuda para abordar o marketing digital de forma inteligente.

 

Dicas para divulgar seu negócio em redes sociais

Depois de tudo o que falamos, você deve ter entendido o quanto é importante para as empresas se fazerem presentes nas redes sociais e, claro, o quanto suas estratégias de marketing devem ser coerentes e bem planejadas. Para ajudá-lo com essa missão resolvemos reunir algumas dicas infalíveis que, com certeza, farão a diferença na hora de divulgar o seu negócio. Por isso, fique bem atento e veja como colocar em prática em sua empresa!

 

1. Encontre sua identidade na rede

O primeiro passo para uma estratégia de marketing eficiente é definir qual a sua identidade. De modo geral, ela é definida de acordo com o seu público-alvo e o tipo de negócio que você trabalha. Assim, sua identidade pode ser mais jovem e despojada ou mais profissional, a depender do perfil de sua empresa e clientes. Além disso, não se esqueça de criar uma identidade visual diferente e marcante. Com isso, seu negócio ganha mais visibilidade e consegue ser reconhecido e diferenciado dos concorrentes com mais facilidade.

 

2. Não copie conteúdos! Seja original!

Outro ponto que faz toda a diferença ao divulgar seu negócio no mundo virtual é preocupar-se em produzir conteúdos originais. A internet está repleta de empresas divulgando e para se destacar a sua não pode ser apenas mais uma delas. Seja criativo, tenha um planejamento de pautas e postagens e invista em conteúdos totalmente próprios. Ou seja, não copie imagens e postagens de outras páginas e procure reproduzir informações com cautela e responsabilidade. No entanto, só ser original não basta. É preciso produzir conteúdos que sejam realmente relevantes e úteis aos seus seguidores sem perder a coerência e relação com o seu ramo de atuação.

 

3. Faça postagens com periodicidade

Ter uma página na rede social, mas não produzir posts com frequência é tão irrelevante quanto não fazer uso dessa estratégia. Portanto, estabeleça uma regularidade para suas postagens, não criando um intervalo muito curto ou muito longo entre elas. Lembre-se de que postar a todo momento, pode gerar desconforto em seus seguidores e não dar tempo para que o conteúdo seja devidamente trabalhado. De igual modo, postar com pouca frequência pode gerar o esquecimento de sua página. Nossa dica é manter uma média de ao menos três postagens semanais, caso não se tenha disponibilidade e conteúdo para posts diários.

 

4. Seja claro e estratégico

Ao escrever um post, cuidado para não o transformar em um texto enorme. Em redes sociais não é recomendado fazer uso de grandes publicações. O ideal é produzir algo que seja claro, objetivo e fácil de se ler — deixe as publicações maiores para o seu site institucional ou blog. Além disso, é importante fazer uso do marketing sinestésico, utilizando fotos e imagens interessantes que possam atrair os olhares do leitor — em geral, somos mais facilmente atraídos por imagens do que apenas textos.

 

5. Capriche nos anúncios

Uma das estratégias do marketing digital que mais geram resultados é a inserção, ao longo do conteúdo, de anúncios bem produzidos. Por exemplo, você possui uma gráfica e produziu um conteúdo abordando sobre a importância de todo profissional ter um cartão de visitas. Em algum momento do texto, você pode inserir um anúncio que informe o leitor que sua empresa possui esse tipo de serviço e pode ajudá-lo a confeccionar seus próprios cartões.

 

6. Interaja com seus clientes

Entender que esses espaços são, antes de tudo, uma ferramenta de comunicação é uma das premissas para se obter sucesso ao divulgar seu negócio nas redes sociais.  Ou seja, não se pode ficar focado apenas em fazer publicidade, é importante dialogar e interagir com seus seguidores. Por isso, fique atento aos comentários e interações e se esforce para responder sempre que alguém poste alguma dúvida, sugestão ou crítica a seu respeito.

 

E então, como você percebeu o papel das redes sociais na divulgação e crescimento de uma empresa é inegável e facilmente reconhecido. Estar no meio virtual nos dias de hoje é muito mais do que apenas uma estratégia de marketing, é essencial para o fortalecimento da marca. Portanto, comece a colocar em prática tudo o que aprendeu e boa sorte!

 

Fonte: Smart Business

 

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